domingo, 4 de novembro de 2018

Projeto selecionado para: London International Youth Science Forum "LIYSF"

"Catalisando estratégias para potencializar a inclusão do ensino da Química e da Matemática para estudantes com deficiência visual" Foi com este título que o trabalho desenvolvido pelos alunos Kayane T. Lubke e Luan S. Corrêa da Escola Sesi Pelotas, sob Orientação da Prof. Greice Sedrez, bem como Co-orientação da prof. Jéssica Campos, recebeu o convite para participar do evento em Londres, o LIYSF.

Os 'pupilos' da Prof. Greice (<3) produziram uma Tabela periódica durante o ano de 2017, com o intuito de auxiliar os alunos com deficiência visual a entenderem melhor sobre os conceitos a ela atrelados. Além da tabela, eles desenvolveram um Cubo, para facilitar também a aprendizagem matemática, junto com a Professora Jéssica Mafaldo. 
O trabalho foi apresentado pela primeira vez na Mostrarob em Pelotas, conquistando o primeiro lugar da Categoria "Química", sendo assim agraciados com a credencial para a Mostratec, maior feira da América Latina, acontecendo em Novo Hamburgo/RS.
Então em Junho deste ano eles receberam o convite que causou grande euforia, uma explosão de sentimentos, poderia se dizer, um convite que motivaria ainda mais a eles darem os retoques finais ao projeto, bem como traduzir todo trabalho para o Inglês, auxiliados pela prof. Marina Dias.
Com isso o aluno Luan, foi a Londres no mês de agosto, para explicar/apresentar mais sobre o projeto desenvolvido pela 'dupla', bem como passou 15 dias numa imersão cultural na capital da Inglaterra. Luan foi acompanhado pela prof. Joseane Amaral, bem como pela colega Larissa Klug, que também teve seu trabalho "Relógio Solar" convidado a participar do evento, trabalho esse que foi confeccionado com seu parceiro Kaua Barcelos.


É orgulho que se fala né????? Valeu Kaka e Luan, por tornarem o ensino de química, mais precisamente, o ensino da nossa tabela periódica, mais acessível a todos os estudantes, independente de suas realidades!!! Sucesso sempre na trajetória de vocês!



sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Jogos no ensino de QUÍMICA




Segundo os documentos legais, ..."a disciplina de química no ensino básico deve permitir que o aluno adquira os conhecimento mínimos permitindo compreender o funcionamento dos fenômenos  que acontecem no mundo, interpretando o envolvimento dos avanços científicos e tecnológicos na vida das pessoas"...
As estratégias e formas de ensinar para que o processo acima aconteça, são inúmeras! E com isso, é percebido a grande atração que nossos jovens tem pelos jogos e a perspectiva estímulo-resposta que acontece ao longo do desenvolvimento da atividade, é imensa.
Esses jogos lúdicos acima são alguns dos que foram criados pelos jovens do Oitavo ano do Colégio São José/Pelotas neste mês de outubro de 2018, para uma atividade pedida em sala de aula. Criatividade? sim, eles tem de sobra. Da 'art a química' rendeu diversos frutos!!!
Essa não é a única maneira e de repente não é a melhor, mas com certeza neste momento determinado onde é o primeiro que eles se deparam com a química, foi a que estimulou os meus alunos a irem além do conhecimento adquirido em sala de aula.
E eles estão de PARABÉNS!! Mais uma vez arrasaram!! <3

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Membrana Flexível de Pvac reforçada com nanofibrilas de celulose

Quando o título é ...Membrana Flexível de Pvac reforçada com nanofibrilas de celulose... a resposta gira em torno de: o que???? :)
Brincadeiras a parte o trabalho da aluna é bastante promissor e inovador e está sendo desenvolvido pela Estela Z. Cardoso, do Nono ano do EFII do Colégio São José/Pelotas. A aluna construiu uma membrana flexível biodegradável para ser utilizada em ferimentos e queimaduras de primeiro grau. O seu projeto surgiu a partir de um momento de lazer com seu pai, Gabriel, montando uma simples geleca. A jovem cientista agora no mês de outubro irá participar da Mostratec Júnior em Novo Hamburgo, evento Internacional ao qual foi credenciada pela Mostrarob, onde a aluna conquistou o segundo lugar da categoria Ciências da Natureza e o prêmio Teodolito.
Tá bom ou quer mais? Que venham os próximos desafios né Estela! ;)

domingo, 30 de setembro de 2018

Para além do cognitivo - Tecnologia, Bullying e Juventude: Você já ajudou alguém hoje?

A aluna Vitória Orso, do 1 ano do EM do Colégio São José Pelotas, desenvolve uma pesquisa sobre Bullying.
A jovem cientista preocupada com problemas sociais em seu entorno, dedica-se a encontrar respostas para tal problemática. A jovem cientista, participou em Junho do evento Expoceti, conquistando o 2 lugar na área das Ciências sociais aplicadas, além de conquistar uma credencial para o estado de Mato Grosso.
O trabalho da aluna pode ser acompanhado pelo seu blog  http://juventudecontraobullying.blogspot.com/
 
Acompanhe o estudo, as pesquisas e as novidades que a aluna tem realizado!!!

Membrana de Absorção Rigorosa

Trabalho desenvolvido pelo aluno Pedro Doleske, do Oitavo ano do Colégio São José Pelotas/RS é destaque em algumas feiras científicas.

Durante o ano de 2018, o projeto do jovem cientista Pedro Doleske, tem participado de algumas feiras em nosso País. Em junho o trabalho do aluno participou da Expoceti em Pernambuco, o projeto ganhou o quarto lugar da categoria que representava, além de conquistar uma credencial. Em Julho o projeto participou de dois eventos: Em Minas Gerais, na Femic conquistando o prêmio Abric, uma credencial para o Paraguai e também o segundo lugar da categoria anos finais do ensino fundamental II. O segundo evento foi na Mostrarob, que acontece em nossa cidade (Pelotas), neste evento o aluno conquistou uma credencial para a Mostratec Júnior, o primeiro lugar da Categoria Ciências da Natureza, além do prêmio Teodolito.
Para entender um pouco sobre o trabalho do aluno Pedro: O aluno desenvolveu uma maneira de retirar o óleo (petróleo) da água, utilizando turfa e bucha vegetal, logo em seguida realizando filtração. A água sai quase que cristalina. Os próximos passos do aluno será purificar a água com um processo final.
Vamos continuar acompanhando o que esse Jovem Cientista ainda vai produzir? :) Aguadaremos as 'cenas dos próximos capítulos"

Reconhecimento dos trabalhos na página PORVIR

"Projetos aproximam química do cotidiano e levam alunos para feiras de ciências"

No link abaixo podemos observar a postagem que saiu no site do PORVIR (26/09/2018) sobre os trabalhos realizados desde o ano de 2014, durante as aulas de química, tanto no ensino médio quanto no ensino fundamental. Quanto orgulho, que satisfação!!!!
http://porvir.org/projetos-aproximam-quimica-do-cotidiano-e-levam-alunos-para-feiras-de-ciencias/
Confiram...!!!!!

"...Já acabou profe? Espero que não, que venham tantas outras ideias e problemáticas para estudar! Não posso esquecer de dizer que os projetos são dos ALUNOS. Nós ajudamos na condução, na pesquisa, damos o apoio, mas o mérito é deles! A todos meus pupilos, minha eterna gratidão por me permitir acompanhá-los nessa caminhada e por muito aprender com vocês. As transformações surgem quando se confia e investe no aluno..."

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Ensino de QUÍMICA para formar cidadãos?

Uma das principais finalidades da educação, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei Nº 9.394/96), é o preparo do educando para o exercício da cidadania. A Química não é colocada à parte desse dever; pelo contrário, a comunidade de educadores químicos brasileiros em inúmeras pesquisas e trabalhos acadêmicos publicados defende a formação da cidadania como objetivo básico do ensino dessa ciência. No entanto, surge a questão:
O que realmente significa ensinar Química para formar o cidadão?
Significa, de forma sucinta, ensinar o conteúdo de Química com um intuito primordial de desenvolver no aluno a capacidade de participar criticamente nas questões da sociedade, ou seja, “a capacidade de tomar decisões fundamentadas em informações e ponderadas as diversas consequências decorrentes de tal posicionamento” (SANTOS e SCHETZLER, 1996, p. 29).


Informações retiradas do link Canal do educador

Aplicabilidade da Lei de Henry na identificação e caracterização do composto perfluorocarbono como possível substituinte do sangue


Projeto desenvolvido na Escola Sesi Pelotas no ano de 2016. Teve participação nas feiras: Mostrarob, Salão Jovem UFRGS, Febrat e Mostratec.
Abaixo, temos um pequeno resumo da pesquisa realizada:
A doação de sangue é um importante gesto que salva vidas, pois se cada pessoa, em condições normais de saúde, doasse duas vezes ao ano não se teria problema de estoque. De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 1,9% da população brasileira é doadora, situação que evidencia a necessidade de soluções alternativas para esse problema. Tendo em vista que o processo, tanto da doação quanto da transfusão, é de grande complexidade e exige diversos tipos de exames do doador e do receptor, a  falta de doadores torna-se um fator que dificulta ainda mais o procedimento. A partir de diferentes levantamentos sobre a temática abordada, a possibilidade da produção de um composto capaz de substituir o sangue e capaz de fornecer os nutrientes necessários ao organismo vivo, torna, a investigação qualitativa do comportamento acertivo de um material sintético como substituinte do fluído sanguíneo este tipo de trabalho relevante. A concepção de projeto embasa-se em um bom candidato para a substituição do sangue real, a saber, o perfluorocarbono, considerando sua compatibilidade, eficácia, toxidade, efeitos no organismo, entre outros fatores nos quais são de extrema relevância para o processo de armazenamento e de transfusão. Diante disso, o objetivo principal desta pesquisa consiste em analisar e reconhecer o perfluorocarbono como um possível substituinte do sangue humano. Para tal, a pesquisa pretende relacionar a substância à lei de Henry, a qual pode vir a explicar o processo de comportamento do composto, uma vez que, em temperatura constante, a solubilidade é diretamente proporcional à pressão exercida sobre ele. A metodologia do trabalho compõe-se em diferentes estudos sobre a temática abordada, bem como entrevistas com representantes do hemocentro e especialistas da química, a fim de constatar a hipótese pretendida. Os resultados, ainda incipientes, apontam para a possibilidade de mais análises serem realizadas com o intuito de promover maiores discussões a repeito do assunto.

Palavras-chave: Substituinte para o sangue; perfluorocarbono; lei de Henry mostratec 2016
Palavras-chave: Substituinte para o sangue; perfluorocarbono; lei de Henry.


Alunas: Bruna Cardozo Barbosa e Luana Blank Griep

Orientadoras: Marceli Blank Tessmer e Greice Sedrez









Projeto: Bio-Subterrâneo

Um resumo básico do primeiro projeto orientado na Escola Sesi de Pelotas, onde teve sua participação na Mostratec, Mostrarob e FLL (edicação trash track - 2015)




O seguinte projeto trata da situação problema do excesso de lixo nas ruas de nossa cidade que a partir das chuvas, que alagam cidade e deixam os dejetos boiando. Os procedimentos utilizados para solucionar o problema seria a criação de um sistema de esgoto alternativo, com três saídas: a do meio seria protegida por uma grade, onde somente passaria água, onde turbinas gerariam energia renovável, ligando as plataformas e as portas de passagem de lixo; a porta da esquerda e da direita, será protegida por portas de metal que ficarão abrindo e fechando automaticamente e, onde apenas o lixo conseguira passar, mantendo o lixo unido até um certo limite e que serão direcionados para lixões. Os produtos formados, ou seja, os dejetos que permanecerem retidos na grade, servirão para posterior formação de tijolos, ou telhas, ecoeficientes. A tecnologia visa aproveitar os nobres materiais presentes nas embalagens,por exemplo, utilizando suas principais características como durabilidade e impermeabilidade. Além das telhas, essa prensagem dos materiais pode criar placas rígidas que podem ser usadas de muitas maneiras na construção como: revestimentos, tapumes, e outras estruturas leves.Sendo assim foi criado um tijolo ecológico que além dos benefícios para o consumidor, este projeto tem a intenção de salientar sobre o benefício para toda a comunidade, uma vez que a natureza pode levar 180 anos para decompor o material, e hoje em dia são recicladas apenas 14% dos 6 bilhões de embalagens produzidas por ano no País, sem falar na questão dos dejetos espalhados diariamente pelas ruas, que acabam entupindo os bueiros, trazendo a contaminação do solo.
Palavras-chave: telhas ecoeficientes;energia renovável; esgoto alternativo.Mostratec - 2015

ÁREA: Ciências Ambientais

ALUNOS: Amanda Fonseca Leitzke, Christophe de Almeida Pinto, Rafaela Veber Bevilaqua, Laura Feijó,  Kayane Thurow, Luan Correa, Paulo Jr, Andrei Silveira, Larissa Xavier, Nicole, Vitor's, Diego Natchigal (dentre outros)

ORIENTADORAS: Greice Conrad Rodrigues Sedrez Marceli Tessmer Blank Joseane Angela Pascualli do Amaral, Sabrine Evangelista (dentre outros)

*Eu não vim pra competir, eu vim pra me divertir, eu vou pro FLL agora eu vou...*


Projeto selecionado para: London International Youth Science Forum "LIYSF"

"Catalisando estratégias para potencializar a inclusão do ensino da Química e da Matemática para estudantes com deficiência visual"...